Artigos

O que são e como enfrentar Eventos de Cauda

Terminamos 2013, um ano muito importante para nós da WMA: completamos nosso primeiro ano de trabalho, aprendendo a cada dia sobre as necessidades, objetivos e realizações das famílias com as quais atuamos. A riqueza desta experiência nos dá a certeza de termos acertado quando, em meados de 2012, decidimos constituir a WMA…


Leia o artigo completo baixando o PDF.

 

Diversificação de Investimentos: Outras Moedas

No relatório anterior, relativo ao segundo trimestre, abordamos o cenário econômico e seu impacto nas diversas classes de ativos, assim como aspectos da alocação de ativos. No presente relatório, preferimos focar na questão dos investimentos em outras moedas, notadamente o Dólar norte-americano. Ocorre que o anúncio do FED, o Banco Central americano…


Leia o artigo completo baixando o PDF.

 

Coquetel de Remédios e de Investimentos

Há alguns meses, encontrei uma senhora na casa dos 80 anos e me espantei com a quantidade de medicamentos que ela tomava diariamente. Um verdadeiro coquetel de remédios, que ela carregava zelosamente em um saquinho. Quando perguntei o motivo de tantos remédios, ela esclareceu: “este é para pressão alta, este outro para controlar os efeitos colaterais do remédio para pressão, este é para o sangue, por conta da embolia que tive há algum tempo, este aqui para controlar os efeitos colaterais…


Leia o artigo completo baixando o PDF.

 

O sucesso indiscutível dos Multi-Family Offices.  E agora?

É indiscutível o sucesso dos Family Offices, empresas formadas para administrar ativos de famílias de elevado patrimônio. Seguindo a tendência de países desenvolvidos, onde a presença de Family Offices  é comum há bastante tempo, as primeiras empresas com este objetivo surgiram no Brasil há pouco mais de uma década. Dividem-se em Single- e Multi-Family Offices. Os muito afortunados, com patrimônio na casa de centenas de milhões de reais, podem optar por montar seu próprio Family Office…


Leia o artigo completo baixando o PDF.

 

“O Touro Não Assusta Mais”

Publicado na Revista Exame, Edição 1035, Ano 47, Nº 3, em 20/02/2013, páginas 98 e 99.


Leia o artigo completo baixando o PDF.

 

O que será de nós?

O título deste artigo parece exagerado, mas tem como objetivo atrair a atenção dos investidores para um tema importante e urgente: como estar seguro sobre o futuro de seus investimentos tendo como base as mudanças radicais por que passa a nossa economia? A recente e extraordinária redução na taxa de juros no país torna necessária esta reflexão por parte dos investidores brasileiros. Movimento que, se por um lado é extremamente positivo por incentivar…


Leia o artigo completo baixando o PDF.

 

Fundos Exclusivos e Fundos Restritos

Existe hoje no Brasil uma grande quantidade de fundos exclusivos e fundos restritos, aqueles que são dedicados a um único ou a um número reduzido de cotistas. Normalmente os gestores, muito acertadamente, sugerem ou mesmo determinam um valor mínimo para constituição destes fundos. A razão disto é que o custo fixo envolvido na manutenção dos fundos torna pouco rentáveis aqueles com patrimônio inferior a R$ 10 milhões. O objetivo deste artigo é identificar outros aspectos…


Leia o artigo completo baixando o PDF.
Home